DIFERENÇAS SALARIAIS INTER E INTRAOCUPAÇÕES: EVIDÊNCIAS PARA O PARANÁ E BAHIA
Palavras-chave:
Diferenças salariais, Segmentação ocupacional, Discriminação de gênero, RegiõesResumo
Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos da segmentação ocupacional sobre os rendimentos dos trabalhadores, assim como a discriminação salarial intraocupacional de gênero, nos estados do Paraná e da Bahia. Por meio dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2015, estimou-se as equações mincerianas com a correção do viés de seleção amostral e efetuou-se a decomposição salarial de Oaxaca-Blinder para os grupos ocupacionais e para o gênero. Os dados identificaram retornos salariais inferiores na Bahia para todas as variáveis estudadas, especialmente para os ocupados brancos e para a escolaridade (exceto para Dirigentes e PCAs). Confirmaram a segmentação entre ocupações, ou seja, a relevância das características dos postos de trabalho como fonte das diferenças salariais, mais pronunciada no estado do Paraná. Há discriminação de gênero intraocupacional, superior para ocupações mais complexas, sendo que o maior efeito da discriminação de salários encontra-se no estado da Bahia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriela Gomes Mantovani, Solange de Cassia Inforzato de Souza, Magno Rogério Gomes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).