Renda Relativa e Renda absoluta: Impacto no Bem-estar Subjetivo
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol37n111.6451Palavras-chave:
Felicidade, Bem-estar, Renda Relativa, Renda Absoluta.Resumo
Este estudo teve como objetivo principal relacionar o Bem-estar subjetivo (BES) e a Renda, tanto em sua configuração relativa, quanto absoluta, dos indivíduos domiciliados na Região do Grande ABC Paulista. O referencial teórico da contextualização de Bem-estar subjetivo sendo explicado pela renda apresenta além dos conceitos, estudos que apontam relação entre BES e desigualdade de distribuição de renda. Foram utilizadas duas variáveis explicativas, Renda absoluta e Renda relativa (renda absoluta dividida em dez grupos de renda) e quatro variáveis para compor o construto de BES. Os dados da amostra utilizada foram extraídos da pesquisa Socioeconômica da Região do Grande ABC Paulista. A análise se deu por estatísticas descritivas e Modelagem de Equações Estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (PLS). O resultado apresentou fraco relacionamento entre o BES e ambas as rendas, porém os indicadores de qualidade global evidenciam que há boa qualidade no modelo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).