EFICIÊNCIA EM EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO: Um estudo com aplicação da Data Envelopment Analysis (DEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7051

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Data Envelopment Analysis, Empresas Públicas e Privadas, Região Sul.

Resumo

O objetivo do artigo é comparar a eficiência das empresas públicas e privadas de saneamento da Região Sul do Brasil. A metodologia envolve a coleta de inputs e outputs divulgados em 2016, 2017 e 2018 pelas empresas estaduais: Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); e pelas entidades privadas: Aegea e Iguá Saneamento. Para avaliar e comparar a eficiência entre elas, foi aplicada a Data Envelopment Analysis (DEA). Dentre os resultados destaca-se que a empresa Sanepar é a mais ineficiente em todos os anos analisados, e em 2018, as duas empresas privadas foram eficientes. As entidades estatais admitem dificuldade de acesso à universalização do saneamento básico apenas com investimentos públicos, sugerindo a implantação de parcerias com empresas privadas, provando a importância da revisão no quadro empresarial de atuação no setor e no atual plano de saneamento brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shaiane Pisa Kistner, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Técnica em Administração pelo Centro de Educação Profissional Hermann Hering (CEDUP, 2016).

Denize Demarche Minatti Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências Contábeis (UFSC, Florianópolis/SC), do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGC/UFSC) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria (NECC).Pós-doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Graduada em Ciências Biológicas e Bacharel em Ciências Contábeis.

Gerson Jardel Kazmirczak, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC/UFSC, Florianópolis/SC). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014).

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Kistner, S. P., Ferreira, D. D. M., & Kazmirczak, G. J. (2022). EFICIÊNCIA EM EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO: Um estudo com aplicação da Data Envelopment Analysis (DEA). Gestão & Regionalidade, 38(115). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7051