A EXPANSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA AMAZÔNIA: desdobramentos do interiorização do ensino federal superior da Unifesspa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20237999

Palavras-chave:

Interiorização da Educação Superior, Unifesspa, Marabá

Resumo

A interiorização do ensino superior na Amazônia pelo Reuni ocorreu de forma tardia, com a criação da UFOPA e da Unifesspa. A universidade pública pode desempenhar importante estratégia na produção de conhecimento científico no território. O objetivo deste artigo é mensurar o conhecimento científico produzido por publicações sobre a cidade de Marabá, compreendendo o recorte temporal desde a primeira publicação até 2019. A metodologia aplicada perpassou pela coleta de dados do Censo do Ensino Superior, do INEP, e a consulta em plataformas digitais, Periódicos da Capes, Google Scholar, periódicos científicos, e de bibliotecas digitais de universidades sobre as palavras chaves sobre a cidade de Marabá, nas áreas científicas da Capes das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Nos anos 2013 a 2019, compreendeu a implementação da Unifesspa e a expansão das produções científicas sobre o munícipio de Marabá, catalisada principalmente pela interiorização do ensino superior federal propagado pelo Reuni.

 

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Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Gumiero, Unifesspa/professor do magistério superior

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) e do Programa de Pós- graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), ambos do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). É doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduacão em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua nos seguintes temas de pesquisa: políticas regionais para a Amazônia e pensamento econômico e social brasileiro.

Sérgio Moreno Redón, Unifesspa/Professor do Magistério Superior

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) e do Programa de Pós- graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), ambos do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). É doutor em "Dinámicas Urbanas y Organización del Territorio" em Geografia pela Universitat de Barcelona, Espanha. Atua nos seguintes temas de pesquisa: novas centralidades urbanas no sudeste paraense e sua insuficiência em dar conta das demandas advindas da população e a formação de periferias urbanas a partir da produção habitacional.

Ana Maria Lopes Tigre, Unifesspa/ graduanda do curso de Ciências Econômicas

Cursa Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Atualmente, é bolsista vinculada ao Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam). Interesse nas áreas de desenvolvimento, pobreza, metodologias de capitação de pobreza, desigualdade, MIP e TRU.

Gustavo Fernandes, Unifesspa/ graduado do curso de Ciências Econômicas

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). 

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Gonçalves Gumiero, R., Moreno Redón, S., Lopes Tigre, A. M., & Fernandes, G. (2023). A EXPANSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA AMAZÔNIA: desdobramentos do interiorização do ensino federal superior da Unifesspa. Gestão & Regionalidade, 39, e20237999. https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20237999