REDES DE COOPERAÇÃO: Motivadores Competitivos na Formação, Facilitadores e Dificultadores dos Relacionamentos Interorganizacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20238040

Palavras-chave:

Rede de cooperação, Competitividade, Relacionamentos Interorganizacionais.

Resumo

Com fundamento na abordagem de redes de cooperação, este artigo analisa de que modo pequenas e médias empresas produtoras e comercializadoras do biscoito, na região Sudoeste da Bahia, buscam novos aprendizados, competividade e oportunidades de negócios. O estudo avalia e caracteriza os fatores competitivos que tem motivado a formação da rede de cooperação e estimulado o estabelecimento de vínculos interorganizacionais, descrevendo os facilitadores e os dificultadores dos relacionamentos. Os resultados encontrados permitem concluir que os motivadores competitivos de mercado estão relacionados à busca por representatividade, credibilidade e complementaridade, visando a visibilidade e a prospecção de novos negócios. Além disso, a decisão por ingressar em relacionamentos interorganizacionais tem sido facilitada pelo associativismo, cultura local e participação de agentes de desenvolvimento locais, com proeminência para a participação do Sebrae (BA), encontrando, no entanto, dificultadores no estreitamento da confiança nas relações sociais e no comprometimento dos atores nas ações conjuntas.

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Biografia do Autor

Esdras Antunes do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Faculdade de Ciências Econômicas/FACE, Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração/CEPEAD, Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, CEP: 31270-901, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe/UFS, Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondon, S/N, Jardim Rosa Elze, CEP: 49100-000, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Rosângela Sarmento Silva, Universidade Federal de Sergipe -São Cristóvão/SE – Brasil.

 

Professora Dr.ª do Programa de Pós Graduação em Administração/PROPADM e do Programa de Pós Graduação Profissional em Administração Pública/PROFIAP da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondon S/N, Jardim Rosa Elze, CEP: 49100-000, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano - SP -Brasil(2016)

Ludmilla Montenegro Meyer, Universidade Federal de Sergipe - São Cristovão - SE - Brasil

Professora Dr.ª do Departamento de Administração - PROPADM e Professora Colaboradora do Mestrado em Administração na Universidade Federal de Sergipe.São Cristovão - SE- Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná /UFPR, Escola de Administração, Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, 2º andar, CEP: 80210-170, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil.

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho - São Paulo - SP - Brasil

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho/UNINOVE - São Paulo - SP - Brasil

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo/USP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEAC, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, CEP: 05508-010, Butantã, São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Antunes do Nascimento, E., Sarmento Silva, R., Montenegro Meyer, L., & Antonio Gaspar, M. (2023). REDES DE COOPERAÇÃO: Motivadores Competitivos na Formação, Facilitadores e Dificultadores dos Relacionamentos Interorganizacionais. Gestão & Regionalidade, 39, e20238040. https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20238040