MÍDIAS SOCIAIS, COMPRA IMPULSIVA E PANIC BUYING EM TEMPOS DE COVID-19: Estudo no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248160

Palavras-chave:

Panic buying, Compra impulsiva, Pandemia, Covid-19

Resumo

Durante a pandemia de Covid-19, as pessoas têm recorrido às mídias sociais para estabelecer relações interpessoais, obter informações e escapar de sentimentos negativos. No entanto, a literatura sugere que o uso compulsivo dessas mídias pode desencadear a compra impulsiva e o panic buying, comportamentos prejudiciais para a saúde mental e que podem causar perturbação econômica. Nesse contexto, o presente artigo analisou a relação entre o uso compulsivo de mídias sociais, a compra impulsiva e o panic buying no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, mesorregiões que se destacaram pelo elevado número de casos da doença no interior do Brasil. A partir de levantamento com 118 indivíduos, com dados analisados por meio de regressão linear múltipla, foi constatada uma relação positiva entre o uso compulsivo de mídias sociais, compra impulsiva e panic buying, sem que houvesse, no entanto, efeito moderador do uso informacional dessas mídias

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Biografia do Autor

Lucas Silva Barreto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA- Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Doutorando e mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na linha de Gestão Organizacional e Regionalidade. Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e bacharel em Administração (UFU). Experiência profissional nas áreas de marketing, logística e planejamento.

Nathália Santos Franqueiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA- Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Linha de pesquisa: Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2016), com mobilidade acadêmica internacional na Universidad de Santiago de Chile, no curso de Ingeniería Comercial (mobilidade acadêmica realizada por meio do programa de bolsas Ibero-Americanas do Santander)

Vanessa Alves Pinhal, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA- Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Atualmente cursa doutorado em Administração na Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2017) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Foi professora substituta na Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Goias - Regional Catalão entre 2017 e 2019. Interesse em pesquisas na área de Administração com enfoque em marketing e comportamento de consumo.

Luciana Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA- Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Tem experiência na área de Economia e Finanças, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias, Inovação e finanças corporativas. Desde de 2013 é professora Faculdade de Gestão de Negócio da Universidade Federal de Uberlândia na área de finanças atuando na graduação e nos programas der pós graduação: Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA e Programa de Pós Graduação em Gestão Empresarial - PPGO. Atualmente é coordenadora do curso de Administração e Coordenadora Acadêmica do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras - CIAEM.

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Publicado

2024-04-02

Como Citar

Silva Barreto, L., Santos Franqueiro, N., Alves Pinhal, V., & Carvalho, L. (2024). MÍDIAS SOCIAIS, COMPRA IMPULSIVA E PANIC BUYING EM TEMPOS DE COVID-19: Estudo no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Gestão & Regionalidade, 40, e20248160. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248160