ÁREA DE INFLUÊNCIA COMO INDICADOR DE COMPETITIVIDADE DE CLUSTERS VAREJISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248418

Palavras-chave:

Concentrações comerciais, Clusters Varejistas, Redes de Negócios, Área de influência, Competitividade

Resumo

As organizações estão enfrentando ambientes cada vez mais competitivos e, neste sentido, adotando, entre outras estratégias, abordagens mais cooperativas e baseadas em perspectivas coletivas de operação. Concentrações comerciais de negócios oferecendo produtos correlatos para consumidores finais, tratados neste trabalho como clusters varejistas, constituem um exemplo, em geral, exitoso desse tipo de postura. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar esse fenômeno, focalizando na propriedade do conceito de área de influência como um indicador consistente e relevante na avaliação da competitividade de clusters varejistas. Optou-se pela investigação de clusters de bares para o estudo de campo. Com base na revisão da literatura, buscou-se levantar fundamentação teórica e evidências empíricas que sustentassem a hipótese de associação significante entre competitividade e área de influência para clusters varejistas. Os resultados apresentam indicações consistentes de relação entre competitividade e áreas de influência secundária e terciária de clusters varejistas, oferecendo um aporte inovador na apreciação da competitividade deles, assim como a viabilidade de utilização da área de influência como um marcador relevante na gestão dessas aglomerações.

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Biografia do Autor

Renato Telles, Universidade Municiapal de São Caetano do Sul (USCS) e Universidade Paulista (UNIP)

Doutorado e Mestrado em Administração pela FEA/USP, graduado em Economia pela FEA/USP, em Engenharia pela Escola Politécnica/USP e em Física pelo Instituto de Física / USP; pesquisador, professor de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu, desenvolvendo trabalhos nas linhas de pesquisa "Estratégia e Operação em Redes de Negócios" e "Estratégia de Negócios", com foco em Competitividade Global, e consultor organizacional. Coordenação do projeto de pesquisa (2019-2022) financiado pelo CNPq (Chamada Universal 2018 - Processo 437840/2018-2). Revisor Ad hoc de FAPESP, periódicos científicos e congressos do Brasil e do exterior. Experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Estratégia, desenvolvendo trabalhos principalmente nos seguintes temas: organizações em rede, clusters de negócios, estratégia, gestão e competitividade

Silvio Augusto Minciotti, Universidade Municiapal de São Caetano do Sul (USCS) - São Caetano do Sul - SP - Brasil- PPGA -

Administrador pelo Imes (atual USCS) em 1972. Possui Mestrado (1986) e Doutorado (1993) em Administração, ambos pela Universidade de São Paulo - SP - Brasil . Atualmente é professor dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração e Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), tendo sido Reitor dessa Universidade, no período entre 2008 a 2013. Foi Presidente do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Presidente da Fepasa - Ferrovias Paulistas S.A., Diretor Geral da Artesp - Agência Reguladora dos Serviços Concedidos de Transporte do Estado de São Paulo, Secretário Municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Tecnologia de São Caetano do Sul e consultor de empresas. No campo acadêmico atua nos temas: Marketing Industrial (Business to Business), Marketing de Serviços, Gestão Estratégica de Marketing, Comportamento do Consumidor e Aplicações não Convencionais de Marketing (p.e.: Marketing de Serviços Públicos, Marketing de Cidades e Regiões, Marketing Social, Marketing Interno).

Gabriel Ferreira, Universidade Paulista - UNIP - São Paulo - SP Brasil

Bacharel em administração de empresas pela universidade paulista Unip (2022), atualmente cursa Pós-Graduação lato sensu intitulado MBA em Finanças e Controladoria - na Fundação Getúlio Vargas - São Paulo - SP. Trabalha como  Coordenador financeiro na WQS Food Verification LLC - Brasil.

Angelina Maria de Oliveira Licorio, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)- São Caetano do Sul - SP - Brasil e Instituto Federal de Educação - Rondônia - Brasil

Doutoranda em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2014) e Mestrado em Direito pela Universidade de Marília (2000), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (1983) e em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã (1998). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Constitucional, e na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo. Professora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia - GEPISA.

Edison Yoshihiro Hamji, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) - São Caetano do Sul - SP - Brasil - PPGA

Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2019 - em andamento), desenvolvendo pesquisa voltada a construção de teoria prioritariamente para clusters de varejo e serviço. Mestre em Administração pela Universidade Paulista (janeiro de 2019), com pesquisa realizada em teorias de cluster de negócios e sua aplicabilidade em cluster varejista.

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

Telles, R., Augusto Minciotti, S., Ferreira, G., Maria de Oliveira Licorio, A., & Yoshihiro Hamji, E. (2024). ÁREA DE INFLUÊNCIA COMO INDICADOR DE COMPETITIVIDADE DE CLUSTERS VAREJISTAS. Gestão & Regionalidade, 40, e20248418. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248418