ÁREA DE INFLUÊNCIA COMO INDICADOR DE COMPETITIVIDADE DE CLUSTERS VAREJISTAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248418Palavras-chave:
Concentrações comerciais, Clusters Varejistas, Redes de Negócios, Área de influência, CompetitividadeResumo
As organizações estão enfrentando ambientes cada vez mais competitivos e, neste sentido, adotando, entre outras estratégias, abordagens mais cooperativas e baseadas em perspectivas coletivas de operação. Concentrações comerciais de negócios oferecendo produtos correlatos para consumidores finais, tratados neste trabalho como clusters varejistas, constituem um exemplo, em geral, exitoso desse tipo de postura. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar esse fenômeno, focalizando na propriedade do conceito de área de influência como um indicador consistente e relevante na avaliação da competitividade de clusters varejistas. Optou-se pela investigação de clusters de bares para o estudo de campo. Com base na revisão da literatura, buscou-se levantar fundamentação teórica e evidências empíricas que sustentassem a hipótese de associação significante entre competitividade e área de influência para clusters varejistas. Os resultados apresentam indicações consistentes de relação entre competitividade e áreas de influência secundária e terciária de clusters varejistas, oferecendo um aporte inovador na apreciação da competitividade deles, assim como a viabilidade de utilização da área de influência como um marcador relevante na gestão dessas aglomerações.
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