ABORDAGEM DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Getúlio Tadeu Nunes Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Edgar Augusto Lanzer Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
  • Fernando Serra Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Manuel Portugal Ferreira Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol24n69.87

Resumo

O artigo apresenta uma análise do atual cenário competitivo do Ensino Superior brasileiro, com o objetivo de demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. O trabalho trata da existência de barreiras contra uma abordagem de marketing nas universidades, fruto de um modelo de gestão acadêmica desenvolvido tendo como base um mercado sem competição, comprovando que há uma resistência contra o uso de estratégias mercadológicas nas instituições de Ensino Superior. Neste trabalho, são analisadas as estratégias de marketing utilizadas e são discutidos a sua importância e os seus resultados sob um enfoque transacional para, imediatamente, ser feito um confronto dessas estratégias com uma abordagem de marketing de relacionamento. É feita uma revisão teórica sobre o marketing relacional, sempre em paralelo com as teorias do marketing transacional e com imediata contextualização para organizações universitárias. Palavras-chave: marketing de relacionamento, marketing em instituições de Ensino Superior, estratégia.

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Como Citar

Nunes, G. T., Lanzer, E. A., Serra, F., & Ferreira, M. P. (2009). ABORDAGEM DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO ENSINO SUPERIOR. Gestão & Regionalidade, 24(69). https://doi.org/10.13037/gr.vol24n69.87