Clima Organizacional: Um Estudo de Caso em uma Rede de Farmácias no Interior de Minas Gerais

Autores

  • Jorgiane Suelen Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • Fernando Coutinho Garcia Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n79.917

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a verificação do clima organizacional e sua associação com os dados pessoais
e funcionais de profissionais de uma rede de farmácias, localizadas em quatro cidades do interior de Minas Gerais. Sendo assim, possui valor estratégico, uma vez que apresenta a formação de opiniões acerca da realidade do trabalho que determinam as ações, reações e decisões das pessoas, opiniões estas que podem provocar impactos importantes nas organizações. O instrumento de coleta de dados – escala de clima organizacional (ECO), validada por Martins (2004) –, ofereceu ferramentas de medida que propiciaram o estudo do ambiente de trabalho. A escala ECO foi aplicada em 158 funcionários da rede de farmácias pesquisada, perfazendo 79,0% do total. Trata-se de estudo quantitativo, de natureza descritiva. Na análise de resultados
referentes aos cinco fatores de clima organizacional, constatou-se uma situação intermediária entre a concordância e a discordância em relação a todos os fatores dos informantes, visto os escores obtidos apresentarem uma média entre 3,00 a 3,99, exceto para o fator “coesão entre os colegas”, que apresentou o valor 4,00, indicando concordância. Todavia, o uso do teste de Friedman confirma que o fator de clima organizacional que mais se evidencia diz respeito à coesão entre colegas (4,00), seguido pelos fatores relativos ao “apoio da chefia e da organização” (3,95) e ao “conforto físico” (3,85).


Palavras-chave: clima organizacional, organização, farmácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorgiane Suelen Sousa, Faculdade Novos Horizontes

Professora de Ensino Superior, no Centro Universitário de Patos de Minas, Mestranda em Administração na Faculdade Novos Horizontes.

Fernando Coutinho Garcia, Faculdade Novos Horizontes

Professor titular da Faculdade Novos Horizontes, atuando nos cursos de graduação e mestrado acadêmico em Administração.

Downloads

Publicado

13-06-2011

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)