O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING NO MERCADO INDUSTRIAL

Autores/as

  • Daniela Motta Romeiro Khauaja ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing Autor/a
  • Kavita Miadaira Hamza Universidade Presbiteriana Mackenzie image/svg+xml Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol24n72.100

Resumen

O presente artigo discute a importância dos sistemas de informações de marketing (SIM) para o mercado industrial, apontando as diferenças entre esse e o de bens de consumo. Parte-se de uma revisão da literatura com foco no mercado industrial, e relatam-se os resultados de uma pesquisa empírica descritiva com o método de levantamento para a coleta de dados. A pesquisa foi feita com 116 organizações de diversos setores, sendo 23 do mercado industrial. Essas organizações são o foco da análise nesse artigo. Nas empresas que possuem SIM, investigou-se as funcionalidades do sistema e os benefícios proporcionados para a área de marketing. Nas demais empresas, buscou-se compreender as razões para a não implantação do SIM. A análise dos resultados da pesquisa empírica evidencia a importância do SIM para o mercado industrial, recomendando-se às empresas que atuam nesse setor que planejem o investimento na implantação de um SIM formal, integrado e contínuo. Palavras-chave: sistema de informações de marketing, mercado industrial, BTB.

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Publicado

2009-04-28

Cómo citar

O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING NO MERCADO INDUSTRIAL. (2009). Gestão & Regionalidade, 24(72). https://doi.org/10.13037/gr.vol24n72.100