Governança Corporativa e Risco: uma análise durante crises ocorridas na primeira década do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2329Resumen
Neste estudo, analisou-se a relação entre governança corporativa e risco em empresas brasileiras de capital aberto em períodos de crise e de não crise, no período de 2000 a 2009. Tal período foi segmentado em três subperíodos: crises locais (2000-2002); não crise (2003-2007); e crise global (2008-2009). Inicialmente, desenvolveu-se um índice de qualidade da governança através da abordagem análise de componentes principais. Em seguida, foi utilizado o modelo de regressão em painel, para investigar a relação entre o índice de governança construído e os aspectos de risco no contexto brasileiro. Trabalhou-se com os seguintes indicadores para risco: beta e custo médio ponderado de capital. Como resultados principais, constatou-se que as medidas de risco não apresentaram relação significativa com o índice de governança. Exceção se faz para o beta em algumas especificações. Ressalta-se que as variáveis dummies para crise absorveram de forma coerente o movimento das medidas de risco no período.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Fernanda Maciel Peixoto, Hudson Fernandes Amaral, Laíse Ferraz Correia (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














