Gestores e Competências Organizacionais no Terceiro Setor em Itabira - MG
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol22n64.58Resumen
O cenário atual em que se encontram as organizações do Terceiro Setor exige de seus gestores desenvolvimento de competências adequadas à nova realidade dessas organizações. Com o objetivo de analisar as competências dos gestores das organizações deste setor em Itabira-MG e compará-las com um modelo teórico construído durante a investigação, este estudo apresenta o contraponto entre teoria e prática, isto é, o que se espera desses gestores e como eles se comportam, de fato, diante dos desafios que se apresentam para as organizações que dirigem. Inserida em uma estratégia de pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi realizada em duas fases, sendo a primeira, feita mediante questionários respondidos por 118 organizações e, a segunda, a partir de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com gestores de 12 organizações selecionadas. Os principais resultados revelaram o despreparo desses gestores, cujas práticas estão muito aquém dos propósitos das organizações. Estes descompassos impedem o desenvolvimento das organizações do Terceiro Setor e fazem com que elas se distanciem de seus objetivos e finalidades. Tais divergências, no entanto, permitem que este trabalho seja um promissor ponto de partida para a realização de estudos e de novas propostas para esta área. Palavras-chave: Gestão no terceiro setor, terceiro setor, ONGs.Descargas
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Derechos de autor 1969 Solange Maria Pimenta, Elvécio Ribeiro Brasil (Autor)

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Cómo citar
Gestores e Competências Organizacionais no Terceiro Setor em Itabira - MG. (2009). Gestão & Regionalidade, 22(64). https://doi.org/10.13037/gr.vol22n64.58














