Análise dos Fatores que Contribuem para a Formação de Administradores nas Regiões do ABC e São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol26n77.193Resumen
O estudo teve como objetivo analisar os fatores que contribuem para a formação administradores nas regiões de São Paulo e ABC. Utilizando uma escala composta de 46 assertivas que foi distribuída para cerca de 1200 alunos de administração das regiões de São Paulo e ABC no período de Fevereiro a Abril de 2008, foram recebidos 822 sendo eliminados 11 casos por erro de preenchimento, totalizando 811 casos considerados satisfatórios para análise, cerca de 67% de taxa de retorno. Para a obtenção dos fatores que contribuem para a formação de novos administradores foi utilizada análise fatorial exploratória com método de extração Alpha Factoring e rotação por método equamax chegando a uma solução de 10 fatores, após análise do Alpha de Cronbach 5 fatores foram eliminados por apresentarem valores menores que 0,60 considerado satisfatório para a validade interna do constructos. Desta forma a solução ficou com cinco constructos assim nomeados "Ensino de Administração Baseado em Estudos de Caso", "Ensino de Administração Baseado em Discussões em Sala de Aula","Ensino de Empreendedorismo baseado em Simulações", "Ensino de Empreendedorismo Baseado em Literatura Cinzenta" e "Auto-Aprendizado baseado em Literatura Cinzenta oriunda da Internet".Descargas
Referencias
BEERS, Robin L. 2003. 334p. Organizational learning
in multidisciplinary teams: knowledge brokering
across communities of practice. Dissertation
(Doctor of Philosophy) - School of Professional
Psychology - Alliant International University.
San Francisco: Alliant.
BEGALI, Valdivo José. 2005. 120f. A formação do
empreendedor por escolas de Administração:
realidade ou rótulo? Dissertação (Mestrado em
Administração) - Universidade Municipal de São
Caetano do Sul. São Caetano do Sul: USCS.
BETIOL, Maria Irene Stocco & SILVA-LEÃO, Guilherme.
Grupos no ensino da Administração: o que aprendemos
com eles. In: XXVIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO
NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
- ENANPAD. Anais... Curitiba: Anpad, 2004.
CD-ROM.
BOUKACEM-ZEGHMOURI, Chérifa & SHÖPFEL, Joachim.
Document supply and open access: An international
survey on grey literature. Interleding & Document
Supply, v. 34, n. 3, p. 96-104, West
Yorkshire, 2006.
CAMPBELL, Michael Malcolm. 2001. Motivational
strategies, learning strategies and the academic
performance of African-American students in a
College Business Environment: a correlational
study. Dissertation (Doctor in Business Administration)
- H. Wayne Huizenga Graduate School
of Business and Entrepreneurship - Nova Southeastern
University. Fort Lauderdale, Florida: NSU.
CANSADO, Margarte Bonaldi Ascencio. 2005. 126f.
A gestão dos cursos de graduação face à diversificação
de sua oferta no Brasil. Dissertação (Mestrado
em Administração) - Universidade Municipal
de São Caetano do Sul. São Caetano do
Sul: USCS.
CHEN, Catherine S. Self-regulated learning strategies
and achievement in an introduction to information
systems course. Information Technology,
Learning, and Performance Journal, v. 20, n. 1,
p. 11-25, Morehead, Spring, 2002.
CORREIA, Ana Maria Ramalho & CASTRO NETO,
Miguel de. Repositórios digitais de literatura cinzenta.
Estudo de caso sobre as percepções e atitudes
das comunidades científicas da Matemática
e das Ciências Agrárias, em Portugal. In: 2ª CONFERÊNCIA
DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO
- CAPSI. Anais... Évora: APSI, 2001.
CÔRTES, Pedro Luiz. A importância da literatura
cinzenta disponível na Internet para as áreas de
Ciências Contábeis e Administração de Empresas.
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 8, n.
20, p. 13-22, São Paulo, janeiro/abril, 2006.
COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Trabalho em grupo
entre aluno de cursos de Administração: uma
utopia? Revista Brasileira de Gestão de Negócios,
v. 7, n. 19, p. 36-45, São Paulo, setembro/dezembro,
2005.
DALFOVO, Michael Samir; DOMINGUES, Maria José de
Carvalho de Souza & SILVEIRA, Amélia. O ambiente
virtual de aprendizagem (AVA) na Universidade Regional
de Blumenau (Furb): estudo do uso dos recursos
no curso de Graduação em Administração.
In: I ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO - ENADI.
Anais... Florianópolis: Anpad, 2007. CD-ROM.
ESLER, Sandra L. & NELSON, Michael L. Evolution of
scientific and technical information distribution.
Journal of the American Society for Information
Science, v. 49, n. 1, p. 82-91, New York, January,
1998.
FRIGA, Paul N.; BETTIS, Richard & SULLIVAN, Robert S.
Mudanças no ensino em Administração: novas
estratégias para o século XXI. RAE - Revista de
Administração de Empresas, v. 44, n. 1, p. 96-
115, Rio de Janeiro, janeiro/março, 2004.
GRAZIANO, Richard. 2003. The virtual enterprise DOI: https://doi.org/10.1145/777947.772543
simulation: student's perceptions of an experiential,
active learning strategy for business and career
education. Dissertation (Doctor of Education)
- Hofstra University. New York: Hofstra.
GUIMARÃES, Liliane de Oliveira. Empreendedorismo
no currículo dos cursos de graduação e pósgraduação
em Administração: análise da organização
didático-pedagógica destas disciplinas
em escolas negócios norte-americanas. In: ENCONTRO
DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD. Anais...
Salvador: Anpad, 2002. CD-ROM.
HAIR, Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.;
ANDERSON, Rolph E. & TATHAM, Ronald L. Análise
multivariada de dados. Tradução de Adonai
Schlup Sant'Anna e Anselmo Chaves Neto. 5. ed.
Porto Alegre: Bookman, 2005.
KEEDY, John L. Reconciling the theory and practice
schism in education Administration through practioner-
developed theories in practice. Journal of
Educational Administration, v. 43, n. 2, p. 134-
153, Bingley, 2005.
LACOMBE, Beatriz Maria Braga. O aluno de Administração
de Empresas, o trabalho e a construção
da carreira profissional: contribuições de um
estudo na Grande São Paulo. In: XXVI ENCONTRO
DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD. Anais... Salvador:
Anpad, 2002. CD-ROM.
LOPES, Paulo da Costa. Reflexões sobre as bases
de formação do administrador profissional no ensino
de graduação. In: XXVI ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO
NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
- ENANPAD. Anais... Salvador: Anpad, 2002.
CD-ROM.
LICHT, René Henrique Götz; OLIVEIRA, Paulo Sérgio
Gonçalves de & VENTURA, Vera Lúcia da Silva. Avaliação
do perfil de empreendedores utilizando a
teoria dos tipos psicológicos. Revista Brasileira de
Gestão de Negócios, v. 9, n. 24, p. 31-40, São
Paulo, maio/agosto, 2007.
LOIOLA, Elizabeth & ROCHA, Maria Célia F. Aprendendo
a aprender: análise de três estudos de caso
em aprendizagem organizacional a partir do
construtivismo. In: XXIV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL
DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
- ENANPAD. Anais... Florianópolis: Anpad, 2000.
CD-ROM.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma
orientação aplicada. Tradução de Laura Bocco.
Porto Alegre: Bookman, 2006.
MARTENS, Cristina D. P.; FREITAS, Henrique Mello R.
de & FRACASSO, Edi Madalena. Influência do ensino
de empreendedorismo nas intenções de
direcionamento profissional dos estudantes.
Revista de Administração de Empresas, 2006.
Disponível em: <http://www.ea.ufrgs.br/profes
sores/hfreitas/revista/arquivos/2006/2006_181_
RAE.pdf>. Acesso em: 29 de setembro de 2007.
MEYER, Heinz-Dieter. The dia-logical nature of
managerial knowledge - implications for the
preparations of education leaders. Journal of Educational
Administration, v. 41, n. 4, p. 455-470,
Bingley, 2003.
MINTZBERG, Henry & GOSLING, Jonathan. Educando
administradores além das fronteiras. RAE - Revista
de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p.
29-43, Rio de Janeiro, abril/maio/junho, 2003.
MOK, Ka-ho. Decentralization and marketization of
education in Singapore: A case study of the school
excellence model. Journal of Educational Administration,
v. 41, n. 4, p. 348-366, Bingley, 2003.
MOURA, Simone Farias; FERREIRA, Fabiana N. H.;
SOUSA, Jalva Lilia R. de & PONTE, Vera Maria R. O
valor do intangível em instituições de ensino superior:
um enfoque no capital humano. Revista Brasileira
de Gestão de Negócios, v. 7, n. 18, p. 60-71,
São Paulo, agosto, 2005.
NONAKA, Ikujiro & TAKEUCHI, Hitotaka. Criação do
conhecimento na empresa: como as empresas japonesas
geram a dinâmica da inovação. Tradução
de Ana Beatriz Rodrigues e Priscilla Martins
Celeste. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
NORONHA, Daisy Pires & POBLACIÓN, Dinah Aguiar.
Ciência da Informação no Brasil: produção das
literaturas branca e cinzenta pelos docentes/doutores
dos cursos de pós-graduação. Ciência da
Informação, v. 31, n. 2, Brasília, maio/agosto,
2002.
PAULA, Ana Paula Paes de & RODRIGUES, Marco Aurélio.
Pedagogia crítica no ensino da Administração:
desafios e possibilidades. RAE - Revista de Administração
de Empresas, v. 46, p. 10-22, novembro/
dezembro, 2006. Edição Especial Minas Gerais.
PESTANA, Maria Helena & GAGEIRO, João Nunes.
Análise de dados para Ciências Sociais - a complementaridade
do SPSS. 4. ed. Lisboa: Sílabo, 2005.
PINTO, Mario Couto Soares & LEMOS, Ana Heloísa
da Costa. Empregabilidade dos administradores:
quais os perfis profissionais que vêm sendo
demandados pelas empresas? In: XXX ENCONTRO
DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD. Anais... Salvador:
Anpad, 2006. CD-ROM.
POBLACIÓN, Dinah Aguiar; NORONHA, Daisy Pires &
CURRÁS, Emilia. Literatura cinzenta versus literatura
branca: transição dos autores das comunicações
dos eventos para produtores de artigos. Ciência
da Informação, v. 25, n. 2, p. 228-242, Brasília,
maio/agosto, 1996.
SANTOS, Neilton Santana; BEHR, Ricardo Roberto &
VALADÃO JÚNIOR, Valdir. Equipes e jogos de empresas:
revisitando o tema. In: XXIV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO
NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
- ENANPAD. Anais... Florianópolis: Anpad,
2000. CD-ROM.
SENGE, Peter M. A quinta disciplina - arte e prática
da organização de aprendizagem. Tradução de OP
Traduções. 17. ed. São Paulo: Nova Cultural, 2004.
SHRÖEDER, Christine da S. & KLERING, Luis Roque.
Ensino a distância como estratégia educacional e
organizacional: o caso de uma escola de Administração
de uma universidade pública brasileira. In: I
ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO - ENADI.
Anais... Florianópolis: Anpad, 2007. CD-ROM.
SMITH, Pamela A. Understanding self-regulated learning
and its implications for accounting educators
and researchers. Issues in Accounting Education, v.
16, n. 4, p. 663-700, Lubbock, November, 2001.
STEWART, Thomas A. Capital intelectual: a nova
vantagem competitiva das empresas. Tradução
de Ana Beatriz Rodrigues e Priscilla Martins Celeste.
12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.
TESTA, Maurício G. & FREITAS, Henrique Mello R. de.
Autorregulação da aprendizagem: analisando o
perfil do estudante de Administração. In: XXIX
ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO
E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD. Anais... Brasília:
Anpad, 2005. CD-ROM.
TILLETT, Samantha & NEWBOLD, Elizabeth. Grey literature
at the British library: revealing a hidden resource.
Interlending & Document Supply, v. 34, n.
2, p. 70-73, West Yorkshire, 2006.
WENGER, Etienne C. & SNYDER, William M. Comunidades
de prática - a fronteira organizacional.
In: VÁRIOS AUTORES. Aprendizagem organizacional.
Tradução de Cássia Maria Nasser. Rio de Janeiro:
Campus, 2001. p. 9-26.
YOUNG, Mark R. The motivational effects of the
classroom environment in facili--tating selfregulated
learning. Journal of Marketing Education,
v. 27, n. 1, p. 25-40, Denver, April, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Meire dos Santos Lopes, Djair Picchiai, André Luis Helleno (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














