RETORNOS DA ESCOLARIDADE NO BRASIL E REGIÕES

Autores/as

  • Glauber Flaviano Silveira , * Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC; * Fundação João Pinheiro - FJP. Autor/a
  • Marília Fernandes Maciel Gomes , Universidade Federal de Viçosa, UFV Autor/a
  • João Eustáquio de Lima , Universidade Federal de Viçosa, UFV Autor/a
  • José Maria Alves da Silva , Universidade Federal de Viçosa, UFV Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2232

Resumen

Um dos determinantes do desenvolvimento econômico de uma nação é o capital humano, sendo que os retornos da escolaridade se apresentam como fator crucial. Verifica-se, na literatura nacional, a predominância de estudos que contemplam em sua unidade de análise o Brasil como um todo ou um estado, em específico. Nesse sentido, no presente trabalho buscou-se avaliar os retornos da escolaridade no Brasil e em suas regiões, bem como analisar de que modo o grau de instrução (fundamental, médio ou superior) afeta o retorno da escolaridade dos indivíduos quanto ao gênero. Os resultados evidenciaram que o retorno da escolaridade no Brasil é positivo, tanto para os homens quanto para as mulheres. Na análise em que foram destacadas as diferenças regionais, constatou-se a existência de heterogeneidade entre as regiões. Além disso, na análise por grau de instrução, verifica-se que os retornos da escolaridade são crescentes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Glauber Flaviano Silveira, , * Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC; * Fundação João Pinheiro - FJP.
    Mestre em Economia Aplicada e Especialista em Economia Empresarial. Atua nas áreas de Economia e Finanças, como professor, e na Fundação João Pinheiro, como pesquisador.
  • Marília Fernandes Maciel Gomes, , Universidade Federal de Viçosa, UFV
    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, cadeias produtivas agropecuárias, competitividade, medidas não tarifárias e políticas públicas.
  • João Eustáquio de Lima, , Universidade Federal de Viçosa, UFV
    Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.
  • José Maria Alves da Silva, , Universidade Federal de Viçosa, UFV
    Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1976), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1980) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal.

Publicado

2015-03-27

Cómo citar

RETORNOS DA ESCOLARIDADE NO BRASIL E REGIÕES. (2015). Gestão & Regionalidade, 31(91). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2232