A vocação econômica local como antecedente à orientação para o mercado: um estudo comparativo entre localidades do litoral sul do Brasil

Authors

  • Carlos Marcelo Ardigó Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Author
  • Fabricia Durieux Zucco Univali/Furb Author
  • Marco Aurélio Petrelli UNIVALI/UFSC Author

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2669

Abstract

A filosofia de marketing, retratada na orientação para o mercado (OPM), ao longo das duas últimas décadas se consolidou como um importante tema de pesquisa na área de gestão. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a OPM e a vocação econômica local. Inicialmente a pesquisa indicou que o construto global da OPM atingiu validade interna significante. Evidências positivas, porém fracas indicam que um maior nível de OPM influencia positivamente nos resultados financeiros. Porém, os resultados sugerem que a vocação turística superior, presente nas cidades componentes de uma das amostras não refletiu em maior nível de OPM.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Carlos Marcelo Ardigó, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
    Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Univali e dos cursos de Graduação em Administração e Publicidade e Propaganda da Univali
  • Fabricia Durieux Zucco, Univali/Furb
    Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo da Univali - Professora do Departamento de Comunicação da Furb
  • Marco Aurélio Petrelli, UNIVALI/UFSC
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC e professor dos cursos de Design da Univali

Published

2014-12-15

How to Cite

A vocação econômica local como antecedente à orientação para o mercado: um estudo comparativo entre localidades do litoral sul do Brasil. (2014). Gestão & Regionalidade, 30(90). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2669