VALORES DE MERCADO PARA ATRIBUTOS DE CALÇADOS: UM ESTUDO COM SAPATOS SOCIAIS MASCULINOS NO MERCADO VAREJISTA DA CIDADE DE SÃO PAULO UTILIZANDO A ABORDAGEM DE PREÇOS HEDÔNICOS

Authors

  • Alexandre Mendes da Silva University of São Paulo image/svg+xml Author
  • Cláudio Felisoni de Angelo University of São Paulo image/svg+xml Author
  • José Augusto Giesbrecht da Silveira University of São Paulo image/svg+xml Author
  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto University of São Paulo image/svg+xml Author

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4816

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo identificar a relação entre as características dos calçados sociais masculinos e o seu preço de varejo no município de São Paulo. Para isso, o trabalho utiliza o método de preços hedônicos para a identificação e precificação dos atributos mais importantes para o consumidor final. O banco de dados foi composto por 1.120 observações envolvendo lojas localizadas no município de São Paulo. O modelo linear obtido tem poder de explicação para o modelo de 80%. Os resultados indicam que a variável que mais impacta o preço do sapato social no município de São Paulo é o Couro em Cromo Alemão no cabedal do calçado. Por outro lado, a variável que mais desconta no preço é a presença do Solado de Borracha. A pesquisa pode ajudar fabricantes a desenvolverem produtos com características mais desejáveis aos consumidores e também pode ajudá-los a aperfeiçoar o portfólio de produtos existentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Alexandre Mendes da Silva, University of São Paulo

    Doutor em Administração - FEA-USP

    Área de Economia das Organizações

    Programa de Varejo - PROVAR

  • Cláudio Felisoni de Angelo, University of São Paulo

    Doutor em Economia- FEA-USP

    Área de Economia das Organizações

    Docente da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

  • José Augusto Giesbrecht da Silveira, University of São Paulo

    Doutor em Economia- FEA-USP

    Área de Economia das Organizações

    Docente da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto, University of São Paulo

    Doutor em Economia- FEA-USP

    Área de Economia das Organizações

    Docente da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Published

2019-05-24

How to Cite

VALORES DE MERCADO PARA ATRIBUTOS DE CALÇADOS: UM ESTUDO COM SAPATOS SOCIAIS MASCULINOS NO MERCADO VAREJISTA DA CIDADE DE SÃO PAULO UTILIZANDO A ABORDAGEM DE PREÇOS HEDÔNICOS. (2019). Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4816