Verificação de Vantagem Competitiva em Empresas Brasileiras de Tecnologia com Base no Modelo de Pedras Angulares de Peteraf

Autores/as

  • Alvaro Antonio Bueno de Camargo Universidade Presbiteriana Mackenzie image/svg+xml Autor/a
  • Moisés Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie image/svg+xml Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1072

Resumen

Sem vantagem competitiva nenhuma empresa consegue sobreviver ou obter lucros acima do normal. A visão baseada em recursos sustenta que as empresas são capazes de obter resultados acima do normal se tiverem recursos superiores, cuja imitação ou transferência para empresas concorrentes seja complexa. Com essa visão em mente, Peteraf (1993) desenvolveu um modelo conceitual denominado de Pedras Angulares da Vantagem Competitiva, que explica os pilares que sustentam a vantagem competitiva de uma empresa. O presente artigo de pesquisa qualitativa e exploratória busca verificar indícios de vantagem competitiva em empresas brasileiras de tecnologia segundo o modelo conceitual proposto por essa autora.

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Biografía del autor/a

  • Alvaro Antonio Bueno de Camargo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Mestrando em Adminstração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

  • Moisés Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas e Diretor do CCSA da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicado

2013-05-03

Cómo citar

Verificação de Vantagem Competitiva em Empresas Brasileiras de Tecnologia com Base no Modelo de Pedras Angulares de Peteraf. (2013). Gestão & Regionalidade, 29(85). https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1072