Gestão de Mudanças nas Organizações do Terceiro Setor: O Desafio da Sustentabilidade Financeira
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1853Resumen
O presente artigo objetiva analisar as mudanças na cultura organizacional das organizações do terceiro setor (OTS) para atingir a sustentabilidade financeira, a partir da contextualização das OTS no Brasil e da apresentação do Estudo de Caso de duas organizações do terceiro setor, o INVAR e o Laboridade. A pesquisa baseou-se na visão construtivista, conforme propõe Stake (2005) e no método dedutivo no nível de análise organizacional, sendo a análise elaborada com base na abordagem contextualista, a fim de identificar e explorar padrões que podem ser recorrentes (FISCHER, 2002b; PETTIGREW, 2007), como a formação de parcerias e alianças interorganizacionais (FISCHER, 2002a). Observou-se que as organizações estudadas estão em processo de adaptação, mas ainda caminham de forma reativa às mudanças e transformações impostas pelo contexto. Presas a uma forma já ultrapassada de obtenção de recursos, as OTS enxergam a necessidade de mudanças, mas seu maior desafio é identificar as oportunidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Tobias Coutinho Parente, Gabriela Pellegrini Tiscoski, Talita Rosolen, Matheus Roquette Ferrato da Silva, Ana Carolina Abreu de Campos, Douglas Aparecido Sakamuto (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














