Sobre incentivos fiscais municipais e o desenvolvimento local de Montes Claros (MG): dilemas e percepções sobre "cidades atrativas"

Autores/as

  • Felipe Fróes Couto , Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES Autor/a
  • Ivan Beck Ckagnazaroff , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3853

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender a percepção dos gestores públicos e privados locais sobre o papel da política de incentivos fiscais municipais no desenvolvimento local de Montes Claros (MG). Esta é experiência qualitativa, realizada por meio de entrevistas em profundidade com 60 entrevistados de diferentes instituições do município sobre a temática de incentivos fiscais municipais, dado o seguinte problema de pesquisa: na sua percepção, de que forma a política de incentivos fiscais municipais contribui para o desenvolvimento local do município? Obteve-se que os incentivos fiscais municipais no caso analisado são menos importantes do que as condições de vida e estética do município. Foi possível observar fragilidades provocativas em ganhos sistêmicos para a economia local quando consideradas as externalidades, uma vez que as empresas não fazem parte de um projeto político de desenvolvimento local hábil a potencializar as vantagens da proximidade física entre indústrias.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Felipe Fróes Couto, , Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

    Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor de Educação Superior na Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros (MG), Brasil.

  • Ivan Beck Ckagnazaroff, , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Doutor pelo Doctoral Programme Aston Business School da Aston University, professor associado do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), Brasil.


Publicado

2017-06-05

Cómo citar

Sobre incentivos fiscais municipais e o desenvolvimento local de Montes Claros (MG): dilemas e percepções sobre "cidades atrativas". (2017). Gestão & Regionalidade, 33(98). https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3853