Clusters Comerciais: um Estudo sobre Concentrações de Bares na Cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1194Abstract
O presente trabalho resultou do estudo da adequação da abordagem de clusters de negócios para operações varejistas concentradas geograficamente em centros urbanos. Examinou-se o desempenho de bares em São Paulo, presentes em concentrações e externas a elas. Indicadores, associados às condições de operação examinadas, foram analisados segundo modelo de Zaccarelli et. al. (2008), buscando-se a verificação e a compreensão das potenciais diferenças, preconizadas pelo modelo. O método empregado na pesquisa consistiu de etapa quantitativa, com entrevistas baseadas em questionário, envolvendo responsáveis por bares na Vila Madalena, na Vila Olímpia e em localizações isoladas, e de etapa qualitativa, na qual, por meio de entrevistas semi-estruturadas, foram coletadas informações de gestores de bares. As diferenças identificadas sugerem consistentemente relação com localização dos bares, entretanto, as informações obtidas não caracterizaram suficientemente as concentrações como clusters, embora, a de Vila Madalena ofereça indícios vigorosos da presença de atributos característicos de cluster de negócios.
Palavras-chave: clusters de negócios, rede de negócios, APL, competitividade de clusters de negócios.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).