PPs DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO NA REGIÃO DE BLUMENAU (SC)
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n74.127Abstract
A regionalização é vista como uma forma de promover o potencial turístico da região de Blumenau, em Santa Catarina, ampliando e diversificando a atratividade e a oferta turística, de modo a atrair maior demanda. Contudo, o entendimento e a participação são parciais, vislumbrados apenas em algumas políticas públicas (PPs) e na intenção de se participar do processo. Neste contexto, objetivou- se analisar, na região destacada, a abordagem da regionalização nas PPs de turismo e a percepção dos atores do setor sobre tais PPs, para provocar uma reflexão sobre as perspectivas de promoção da regionalização do turismo. Utilizou-se o método da pesquisa qualitativa, amparada pelas técnicas das pesquisas analítica e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental, a entrevista informal e a entrevista estruturada. Os resultados apresentam um cenário de discussões e adaptação política. São raras as PPs que abordam a regionalização como foco das diretrizes. Todavia, os entrevistados reconheceram a importância da elaboração destas políticas, porém que elas ainda não evidenciam ações efetivas.
Palavras-chave: PPs, turismo, regionalização
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).