A Divulgação de Indicadores não Financeiros em Sites Municipais Gaúchos

Autores

  • Sabrina Trejes Marengo Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Carlos Alberto Diehl Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1274

Resumo

As organizações, tanto privadas quanto públicas, procuram orientar sua gestão para resultados e melhorias de desempenho. Com o advento da Lei de Responsabilidade Social, sancionada em 2000, os indicadores tornaram-se instrumentos de medição das políticas e das peças orçamentárias. O objetivo deste artigo é verificar a divulgação de indicadores não financeiros em sites municipais. A pesquisa investiga a divulgação de informações nos sites das prefeituras municipais gaúchas, no que tange a informações de indicadores sociais, também denominados como indicadores não financeiros. Os dados dos portais eletrônicos foram coletados através de um formulário de observação. A amostra foi escolhida com base no critério de número de habitantes superior a 50 mil, totalizando 39 municípios gaúchos. O estudo revela que as prefeituras municipais analisadas ainda não utilizam a Internet como aliada na divulgação de informações, ajudando, dessa forma, no processo de prestação de contas e avaliação do desempenho da gestão municipal.

Palavras-chave: divulgação; indicadores não financeiros; sites; municípios gaúchos.

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Biografia do Autor

Sabrina Trejes Marengo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS (2008). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças da UNISINOS/RS. Contadora, atua a mais de 09 anos na área contábil, membro do Conselho Regional de Contabilidade, e da Associação Brasileira de Custos.

Carlos Alberto Diehl, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Engenharia de Produção - UFSC/HEC (Montreal). Mestre em

Engenharia de Produção – UFRGS. Graduado em Engenharia Química – UFRGS. Aperfeiçoamento em TQM – NKTS (Japão). Consultor de Empresas na área de Gestão Econômica e de Planejamento e Controle Estratégico. Professor e pesquisador no PPG m Ciências Contábeis na Unisinos. Editor da Revista BASE, Diretor de Relações Institucionais da ABC, Coordenador Acadêmico da área de contabilidade gerencial da ANPCONT.

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Publicado

2012-01-10

Como Citar

Marengo, S. T., & Diehl, C. A. (2012). A Divulgação de Indicadores não Financeiros em Sites Municipais Gaúchos. Gestão & Regionalidade, 27(81). https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1274