Comportamento do Consumidor Dekassegui Brasileiro em Supermercados no Japão
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol26n76.170Abstract
Muitos brasileiros, denominados dekassegui, imigraram para o Japão com a finalidade de trabalhar. Com o passar dos anos, foi impossível ignorar a presença deles e das suas necessidades de consumo, principalmente em relação aos produtos primários a que estavam acostumados no Brasil. Essa oportunidade de negócio foi percebida tanto por brasileiros quanto por japoneses, surgindo, então, em algumas cidades onde há uma grande concentração de brasileiros, supermercados especializados em produtos típicos do Brasil. Com o objetivo de identificar as características mais apreciadas por brasileiros, referentes ao atendimento em supermercados nas cidades de Hamamatsu, Oizumi e Toyohashi, no Japão, foi realizada uma pesquisa quantitativa e exploratória com corte transversal. Os resultados demonstraram que a maioria dos dekassegui brasileiros que fez parte desta investigação prefere frequentar os supermercados de proprietários japoneses, em detrimento dos supermercados de proprietários brasileiros. Palavras-chave: comportamento do consumidor, dekassegui, satisfação do cliente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-04-30
How to Cite
Yassunaka, T. T., Rampazo, A. V., & Sachuk, M. I. (2010). Comportamento do Consumidor Dekassegui Brasileiro em Supermercados no Japão. Gestão & Regionalidade, 26(76). https://doi.org/10.13037/gr.vol26n76.170
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).