EVIDENCIAÇÃO DO ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO DAS EMPRESAS LISTADAS NO NOVO MERCADO DA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.1848Abstract
Este estudo objetiva mensurar o nível de evidenciação das informações relativas ao arrendamento mercantil financeiro, exigidas pelo CPC 06 (R1), das empresas listadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada baseando-se nas notas explicativas divulgadas pelas empresas nos anos de 2010 e 2011. Para verificar a evidenciação pelas empresas em conformidade com o CPC 06 (R1) utilizou-se como base um checklist com nove itens, pautado no item 31 do referido pronunciamento técnico. Os resultados indicam baixo nível de evidenciação do arrendamento mercantil financeiro no período analisado, sendo que a maioria das empresas não tem evidenciado nenhuma informação exigida pelo CPC 06 (R1), e as demais empresas poucas informações evidenciaram das exigidas pelo referido pronunciamento técnico. Conclui-se que o nível de evidenciação das informações relativas ao arrendamento mercantil financeiro nas notas explicativas das empresas pesquisadas é baixo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).