Contabilidade Enxuta (Lean Accounting) na Indústria Automobilística: O Caso da FIAT

Autores

  • Tiago Nascimento Borges Slavov FEA/USP
  • Ana Cristina de Faria Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS (SP)
  • Luiz Carlos Di Serio EAESP - Fundação Getúlio Vargas
  • Antonio Nunes Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol29n86.2188

Resumo

O pensamento enxuto tem provocado mudanças significativas nas empresas. Este artigo tem por objetivo investigar como os princípios da Contabilidade Enxuta são aplicados e quais informações são geradas por essa filosofia em montadora da indústria automobilística. Por meio de estudo de caso na FIAT, constatou-se que esta empresa busca atingir nível zero em defeitos, desperdícios, quebras e estoques, de maneira que sejam atingidos seus objetivos de produtividade, qualidade, eficiência técnica e nível de serviço. Os princípios da Manufatura Enxuta e Contabilidade Enxuta são praticados pela empresa, bem como são empregados os sistemas de Custeio Alvo e Custeio Kaizen, além de indicadores de natureza financeira e não-financeira. São mensurados os custos, desperdícios e perdas incorridos no processo produtivo, bem como são geradas informações relativas à gestão dos estoques, visando a dar suporte aos gestores em seu processo de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Nascimento Borges Slavov, FEA/USP

Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário FECAP. Professor e Palestrante em Contabilidade.

Ana Cristina de Faria, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS (SP)

Pós-Doutoranda em Gestão de Operações e Logística pela EAESP-FGV. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Luiz Carlos Di Serio, EAESP - Fundação Getúlio Vargas

Professor Titular da Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde 1992, nos programas de graduação e pós-graduação. Experiência de 22 anos em Gestão de Desenvolvimento e Implantação de Produtos, Processos, Qualidade, Informática e Automação Industrial, nas empresas FMC do Brasil S/A (Foodtech) e Equipamentos Villares S/A. Como professor atua nos programas do Mestrado e Doutorado Acadêmico,nos MBA´s,cordenada e leciona no GVpec e GVincompany.

Antonio Nunes Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)

Doutorando em Administração. Mestre em Contabilidade e Administração. Especializado em Auditoria, Contabilidade, Estatística e História. Graduado em Ciências Contábeis. Professor e Palestrante em Contabilidade e Administração.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Slavov, T. N. B., Faria, A. C. de, Di Serio, L. C., & Pereira, A. N. (2013). Contabilidade Enxuta (Lean Accounting) na Indústria Automobilística: O Caso da FIAT. Gestão & Regionalidade, 29(86). https://doi.org/10.13037/gr.vol29n86.2188