RETURNS TO SCHOOLING IN BRAZIL AND REGIONS

Authors

  • Glauber Flaviano Silveira * Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC; * Fundação João Pinheiro - FJP.
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Universidade Federal de Viçosa, UFV
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa, UFV
  • José Maria Alves da Silva Universidade Federal de Viçosa, UFV

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2232

Abstract

One of the determinants of economic development of a nation is human capital, considering that the returns to schoolingare presented as a crucial factor. There is, in the national literature, the predominance of studies that address its unit ofanalysis in Brazil as a whole or a specific state. In this sense, the present study sought to evaluate the returns to schooling inBrazil and its regions, and to examine how the level of education (primary, secondary or higher) affects the return to schoolingfor male and female individuals. The results showed that the return to schooling in Brazil is positive, both for men andfor women. In the analysis that were highlighted regional differences, there was the existence of heterogeneity betweenregions. In addition, in the analysis by education level, it appears that the returns to schooling are increasing.

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Author Biographies

Glauber Flaviano Silveira, * Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC; * Fundação João Pinheiro - FJP.

Mestre em Economia Aplicada e Especialista em Economia Empresarial. Atua nas áreas de Economia e Finanças, como professor, e na Fundação João Pinheiro, como pesquisador.

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa, UFV

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, cadeias produtivas agropecuárias, competitividade, medidas não tarifárias e políticas públicas.

João Eustáquio de Lima, Universidade Federal de Viçosa, UFV

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

José Maria Alves da Silva, Universidade Federal de Viçosa, UFV

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1976), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1980) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal.

Published

2015-03-27

How to Cite

Silveira, G. F., Gomes, M. F. M., Lima, J. E. de, & Silva, J. M. A. da. (2015). RETURNS TO SCHOOLING IN BRAZIL AND REGIONS. Gestão & Regionalidade, 31(91). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2232