Além de estereótipos profissionais: o cotidiano de trabalhadores de sex shops

Autores

  • Kary Emanuelle Reis Coimbra Universidade Federal do Piauí
  • Webert Meireles Pacheco Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2384

Resumo

Os objetivos nesse artigo são: a) caracterizarocotidiano profissional de trabalhadores de sex shops; b) descrever seusrelacionamentos familiares, trabalhistas e sociais; e c) identificar se essestrabalhadores sofrem preconceito por parte da sociedade por conta doseu trabalho.Utilizando uma abordagem qualitativa, foram feitas entrevistasindividuais em profundidade com 10 trabalhadores de sex shops de Belo Horizonte, associadas a anotações de campo. Osdados coletados foram trabalhados de acordo com a técnica da análise deconteúdo. Entre os principais resultados, destaca-se a boa convivência dos entrevistadoscom seunúcleo familiar e social. Quanto à sociedade em geral, tais trabalhadores são preconceituosamenteassociados àprostituição ou à homossexualidade. Há duas implicações principais noestudo. A primeira se refere à questão da alteridade pelo distanciamento, poisse há aceitação dos que “perto” dos entrevistados estão, isso não ocorre com osque não se colocam em seu lugar por não conhecê-los. A segunda implicaçãodestaca a ambiguidade da temática. Sexo é assunto de todos; mas não deve ser explicitado, o quefaz da aproximação e da prática, e do distanciamento e do silêncio, variáveis de uma dinâmica socialcontraditória e a que os que trabalham profissionalmente em segmentos ligadosao sexo estão sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kary Emanuelle Reis Coimbra, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Substituta da Universidade Federal do Piauí.

Webert Meireles Pacheco, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Funcionário público, lotado na Diretoria Central de Provisão da Superintendência Central de Políticas de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais.

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Coimbra, K. E. R., Pacheco, W. M., & Saraiva, L. A. S. (2014). Além de estereótipos profissionais: o cotidiano de trabalhadores de sex shops. Gestão & Regionalidade, 30(90). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2384