MUDANÇAS NO MODELO DE NEGÓCIO E ALINHAMENTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5689Abstract
O presente artigo explora o alinhamento da estrutura organizacional decorrente de mudanças significativas nos modelos de negócios. Realizou-se estudo de casos múltiplos com três empresas de grande porte visando identificar as mudanças da estrutura para suportar os novos modelos de negócios. Conclui-se que: a) as empresas alteraram significativamente seus modelos de negócios e as estruturas organizacionais passaram por modificações importantes; b) os quatro componentes das estruturas organizacionais (posições, superestrutura, vínculos laterais e sistema de decisão) foram alterados; c) a adoção das novas estruturas ocorreu simultaneamente às alterações nos modelos de negócios; d) a estrutura Divisionada com serviços compartilhados foi adotada pelas empresas; e) as empresas relataram que se as estruturas organizacionais não tivessem sido alteradas, os modelos de negócios significativamente alterados não teriam sucesso; f) as novas estruturas adotaram delegação de poder, gerando proximidade com clientes e desenvolvimento de produtos específicos, além de sentimento de maior envolvimento das pessoas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).