DIFERENÇAS SALARIAIS INTER E INTRAOCUPAÇÕES: EVIDÊNCIAS PARA O PARANÁ E BAHIA
Keywords:
Diferenças salariais, Segmentação ocupacional, Discriminação de gênero, RegiõesAbstract
Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos da segmentação ocupacional sobre os rendimentos dos trabalhadores, assim como a discriminação salarial intraocupacional de gênero, nos estados do Paraná e da Bahia. Por meio dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2015, estimou-se as equações mincerianas com a correção do viés de seleção amostral e efetuou-se a decomposição salarial de Oaxaca-Blinder para os grupos ocupacionais e para o gênero. Os dados identificaram retornos salariais inferiores na Bahia para todas as variáveis estudadas, especialmente para os ocupados brancos e para a escolaridade (exceto para Dirigentes e PCAs). Confirmaram a segmentação entre ocupações, ou seja, a relevância das características dos postos de trabalho como fonte das diferenças salariais, mais pronunciada no estado do Paraná. Há discriminação de gênero intraocupacional, superior para ocupações mais complexas, sendo que o maior efeito da discriminação de salários encontra-se no estado da Bahia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).