A Divulgação de Indicadores não Financeiros em Sites Municipais Gaúchos
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1274Resumen
As organizações, tanto privadas quanto públicas, procuram orientar sua gestão para resultados e melhorias de desempenho. Com o advento da Lei de Responsabilidade Social, sancionada em 2000, os indicadores tornaram-se instrumentos de medição das políticas e das peças orçamentárias. O objetivo deste artigo é verificar a divulgação de indicadores não financeiros em sites municipais. A pesquisa investiga a divulgação de informações nos sites das prefeituras municipais gaúchas, no que tange a informações de indicadores sociais, também denominados como indicadores não financeiros. Os dados dos portais eletrônicos foram coletados através de um formulário de observação. A amostra foi escolhida com base no critério de número de habitantes superior a 50 mil, totalizando 39 municípios gaúchos. O estudo revela que as prefeituras municipais analisadas ainda não utilizam a Internet como aliada na divulgação de informações, ajudando, dessa forma, no processo de prestação de contas e avaliação do desempenho da gestão municipal.
Palavras-chave: divulgação; indicadores não financeiros; sites; municípios gaúchos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).