Relação Entre Rivalidade e Preços, e Suas Implicações para a Estratégia Competitiva
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1449Resumen
Este artigo trata da análise de rivalidade, e tem como objetivo identificar correlações existentes entre esta e a determinação de preços, e seu impacto para a formulação de estratégias. A revisão teórica é sobre Estruturas de mercado; Índices de concentração de mercado; Aspectos que influenciam a formação de preços; e Estratégias competitivas. Em seguida, relatam-se as análises dos dados de uma pesquisa quantitativa descritiva, realizada com amostras probabilísticas aleatórias de um universo de 15 mil lojas nas cinco regiões brasileiras. Os dados não apresentaram distribuição normal, e foram analisados com estatísticas não-paramétricas: coeficientes de correlação Ró e Tau. A análise dos dados confirma a existência de uma forte relação inversa entre o nível de rivalidade e os preços praticados. São ainda apresentadas as implicações para a formulação de estratégias competitivas, em especial as implicações para a política de preços das empresas, assim como para a análise de atratividade de mercados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).