Perfil do Desenvolvimento Rural dos Municípios da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Autores

  • Geraldo Moreira Bittencourt Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares
  • João Eustáquio Lima Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.1824

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal a obtenção de medidas que permitam avaliar as interferências e os investimentos realizados no meio rural dos municípios da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O instrumental metodológico do trabalho está baseado na Análise Fatorial e na construção do Índice de Desenvolvimento Rural (IDR) dos municípios. Considerando o resultado do IDR e o aspecto fundamental de que rural não é apenas sinônimo de agrícola, pôde-se visualizar a heterogeneidade de situações, numa mesorregião que teve o processo de modernização e desenvolvimento de sua agropecuária com a participação de grandes programas governamentais e que atualmente vem recebendo volumosos investimentos privados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Moreira Bittencourt, Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares

Formação: Bel. Em Ciências Econômicas, 2011, Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV); Mestre em Economia Aplicada, 2013, Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV). Atualmente é professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares.

João Eustáquio Lima, Universidade Federal de Viçosa

Formação: Eng.º-Agr.º, 1969; M.S. Economia Rural, 1972, UFV; Ph.D. Economia Rural, 1977, Michigan State University (USA); Pós-Doctor Métodos Quantitativos, 1996, University of Florida (USA). Professor Titular - Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV).

Downloads

Publicado

2014-09-26

Como Citar

Bittencourt, G. M., & Lima, J. E. (2014). Perfil do Desenvolvimento Rural dos Municípios da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Gestão & Regionalidade, 30(89). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.1824