A Influência da Gestão de Projetos de P&D em Universidades Públicas na Definição do Modelo de um Escritório de Gerenciamento de Projetos
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1830Resumen
As universidades públicas brasileiras vêm desempenhando um papel cada vez mais expressivo no processo de inovação tecnológica do país. Esta responsabilidade implica na busca por recursos financeiros externos com o objetivo de desenvolver projetos de P&D. Contudo, estas instituições carecem de estrutura formal de gestão de projetos visando garantir o sucesso destes empreendimentos. Neste contexto, o artigo discute como o ambiente público de P&D pode influenciar a definição e classificação do modelo de um Escritório de Gerenciamento de Projeto. Utilizando a estratégia de estudo de caso, a investigação contou com entrevistas dos pesquisadores do laboratório e como fonte documental, acesso a relatórios dos projetos concluídos. O estudo levou à conclusão que o modelo de escritório adotado possui características híbridas, sendo diretamente influenciado pelas peculiaridades do ambiente e que além de gerenciar os projetos, o Escritório também é responsável pelo cumprimento de aspectos legais, específicos para fomentos à pesquisa com recursos públicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).