Uma Análise da Pesquisa Sobre Educação à Distância nos Periódicos Brasileiros de Administração (2002 – 2011)

Autores/as

  • Henrique Sérgio Barros Cavalcanti Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Isabela Neves Ferraz Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1939

Resumen

A temática da Educação a Distância (EAD) ganha cada vez mais espaço dentro das pesquisas na área das ciências sociais e humanas. Sendo assim, o presente trabalho se baseia na investigação de periódicos brasileiros de administração para compreender como a EAD tem sido estudada na área. Como forma de delimitar a coleta de dados, os artigos levantados para análise foram publicados em periódicos de QUALIS A2, B1 e B2, entre 2002 e 2011. Após a análise dos dados, obtidos por meio de uma leitura crítica dos artigos encontrados, podem ser feitas as seguintes constatações: há uma forte predominância de trabalhos empíricos, que por sua vez estão inseridos dentro do paradigma funcionalista; concomitantemente, há uma maior utilização da abordagem qualitativa, dentro da qual a estratégia de investigação preponderante é o estudo de caso; por fim, apura-se que a entrevista constitui-se na técnica de coleta de dados mais empregada.

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Biografía del autor/a

Henrique Sérgio Barros Cavalcanti Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

 

 

Publicado

2013-05-03

Cómo citar

Cavalcanti Júnior, H. S. B., & Ferraz, I. N. (2013). Uma Análise da Pesquisa Sobre Educação à Distância nos Periódicos Brasileiros de Administração (2002 – 2011). Gestão & Regionalidade, 29(85). https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1939