EXTERNALIDADES POSITIVAS EM AGLOMERAÇÕES DE EMPRESAS: UM ESTUDO NO AGLOMERADO DE FUNDIÇÃO DA CIDADE DE CLÁUDIO/MG

Autores

  • Pâmella Gabriela Oliveira Pugas Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI
  • Renata dos Santos Fernandes Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.1961

Resumo

A teoria aponta que a associação entre empresas, particularmente entre as espacialmente aglomeradas, favorece o desenvolvimento regional, gerando externalidades tanto positivas quanto negativas. Nesse sentido, focando as externalidades positivas presentes em aglomerações, o objetivo deste artigo foi verificar a existência de externalidades positivas em um aglomerado de fundição, bem como a intensidade de tais externalidades. Para atender a tal objetivo, utilizou-se da estatística descritiva, por meio de frequências, análise de médias e cruzamento de dados. Os resultados mostram que algumas externalidades, mesmo presentes, ainda não conseguem conferir uma maior competitividade para as empresas da região. Porém, ações podem ser desenvolvidas para melhorar os benefícios proporcionados pelo aglomerado, atraindo empresas e investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmella Gabriela Oliveira Pugas, Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Professora dos cursos de Administração e Engenharia de Produção na Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI-UEMG)

Renata dos Santos Fernandes, Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI

Graduada em Administração - Funedi/UEMG

Downloads

Publicado

2014-09-26

Como Citar

Pugas, P. G. O., & Fernandes, R. dos S. (2014). EXTERNALIDADES POSITIVAS EM AGLOMERAÇÕES DE EMPRESAS: UM ESTUDO NO AGLOMERADO DE FUNDIÇÃO DA CIDADE DE CLÁUDIO/MG. Gestão & Regionalidade, 30(89). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.1961