CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS TERMINAIS INTERMODAIS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol29n87.2135Resumen
O presente estudo teve como objetivo caracterizar e avaliar a eficiência dos terminais intermodais brasileiros. Os objetivos propostos nesta pesquisa foram alcançados por meio de um estudo quali-quantitativo. Com a utilização de três insumos e um único produto, a mensuração da eficiência dos terminais foi realizada por meio do modelo Variable Return to Scale orientado a produto da técnica Análise Envoltória de Dados. Dos 24 terminais analisados, 8 foram considerados 100% eficientes, dezesseis ineficientes, sendo que quinze terminais apresentaram nível de eficiência abaixo de 51,7%, que foi a média do setor encontrada. Cabe ressaltar que o trabalho limitou-se à mensuração da eficiência operacional, não levando em consideração aspectos financeiros. Os resultados da pesquisa apontam potencial de aumento de transbordo nos terminais intermodais brasileiros, mantendo insumos inalterados. Os resultados da pesquisa podem, portanto, servir como apoio à decisão para gestores, visando ao aumento da eficiência dos terminais e do transporte intermodal no país.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).