RECURSOS E COMPETÊNCIAS RELEVANTES NA BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA: O DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS DE BAIXO CONSUMO PELA VOLKSWAGEN DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2452Resumen
O objetivo deste artigo é verificar que recursos e competências têm sido mais relevantes no processo de desenvolvimento de novos veículos de menor consumo energético pela Volkswagen do Brasil na busca da vantagem competitiva, tendo em vista a sua adesão ao programa Inovar-Auto patrocinado pelo Governo Federal. Está fundamentado na visão baseada em recursos e suportado por pesquisa descritiva de natureza qualitativa, que incluiu entrevistas com seis gestores, das áreas de planejamento do produto, engenharia do produto e marketing, integrantes do processo de desenvolvimento de novos veículos da montadora. As respostas foram tratadas e categorizadas por meio da análise de conteúdo. Como resultado foi verificado que a empresa desenvolve pessoal capacitado em análise, simulação e medição, e conhecimento técnico, utilizando recursos complementares específicos e outras competências da empresa, focando as oportunidades e ameaças inerentes ao programa Inovar-Auto, adotando basicamente a estratégia de diferenciação do produto.Descargas
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Publicado
2015-03-27
Cómo citar
Sambiase, R. I., & Marcondes, R. C. (2015). RECURSOS E COMPETÊNCIAS RELEVANTES NA BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA: O DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS DE BAIXO CONSUMO PELA VOLKSWAGEN DO BRASIL. Gestão & Regionalidade, 31(91). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2452
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