CONSTRUÇÃO DE MERCADOS: UM ESTUDO NO MERCADO DE NOTEBOOKS PARA BAIXA RENDA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2637Resumen
O presente artigo busca investigar a construção de mercados sob a perspectiva da literatura de Market-Making, especificamente em práticas de mercado, representadas pelas práticas de troca, práticas normativas e práticas representacionais; e na relação entre as organizações e o mercado, representada pela co-criação de valor entre os diferentes agentes. Como recorte empírico foi escolhido o mercado de notebooks para baixa renda. A coleta de dados foi realizada in loco com consumidores, varejistas e fabricantes, foram realizadas entrevistas do tipo survey e observação nas lojas e em websites. Os resultados apontam que a formatação deste mercado acontece em polos comerciais de ruas, devido à concentração de lojas e alto fluxo de pessoas; e o principal valor co-criado por esses agentes é o prazo de pagamento. Ademais, o artigo contribui com uma pesquisa teórico-empírica utilizando a literatura de Market-Making, ainda inicial na área de Marketing.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).