O AQUI E O ALI DA CULTURA REGIONAL EM PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS: A EXPANSÃO ORGANIZACIONAL DE UM GRUPO VAREJISTA DE AUTOPEÇAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2775Resumen
O estudo analisa a expansão territorial e os efeitos da cultura regional nas estruturas e práticas administrativas presentes num caso do segmento de varejo de autopeças. O objetivo reside em descrever a influência da cultura regional no processo de expansão de um grupo varejista pernambucano. Por meio de um estudo de caso, os resultados apresentam indicíos de que a cultura é central para a compreensão da prática gerencial, inclusive em atividades de gestão de pessoas e políticas comerciais. Os valores da sociedade e dos indivíduos se imbricam com resultado em culturas híbridas que mantém o tecido social em constante movimento e num típico fluxo cultural, revelando tanto traços de uma cultura nacional como patriarcalismo, baixa formalidade e centralização do poder, quanto elementos da cultura regional expressos por laços frágeis de confiança.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).