PARQUE TECNOLÓGICO SUDOESTE PAULISTA: FATOR MOTRIZ DO PROCESSO PROSPECTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n100.2878Resumen
Considerando que os parques tecnológicos devem ser implantados para atender às necessidades das regiões, da sociedade e dos países, este trabalho objetiva apresentar o planejamento estratégico do Parque Tecnológico Sudoeste Paulista (PTSP), sua estrutura organizacional e projeto político-pedagógico, e as dificuldades da implantação na região mais pobre do estado de São Paulo. O parque é resultante do processo prospectivo, com apropriação da sociedade, elaborado no município de Ribeirão Branco (região sudoeste do estado de São Paulo), e a metodologia utilizada é de abordagem exploratória e de pesquisa-ação. Os resultados apontam que a apropriação pela sociedade e sua participação no processo prospectivo para o desenvolvimento da região são essenciais ao progresso do PTSP, que, por sua vez, impactará positivamente a sociedade, gerando maior oportunidade de negócios e emprego e reduzindo a emigração de jovens de Ribeirão Branco.
Palavras-chave: Parque tecnológico; processo prospectivo; planejamento estratégico; desenvolvimento territorial; desenvolvimento sustentável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).