Percepção das normas da vigilância sanitária pelos agricultores familiares de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n95.2898Resumen
Este estudo objetivou identificar as percepções dos agricultores familiares quanto às normas sanitárias para produzir e comercializarseus produtos nos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, no meio oeste de Santa Catarina. Foram utilizadasas perspectivas da pesquisa quantitativa e qualitativa, a abordagem exploratória e descritiva e os procedimentos dapesquisa de campo e documental. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 135agricultores familiares e complementados com observações. As entrevistas foram realizadas nos sindicatos de trabalhadoresrurais locais e na feira de comercialização de produtos coloniais em Joaçaba. Apurou-se que os agricultores reconhecem anecessidade das normas sanitárias, mas as exigências são excessivas e caras, dificultando as adequações, particularmentepara agricultores com pequena escala de produção e baixa renda. Identifica-se a necessidade de ações públicas de apoiopara implementar as normas sanitárias no cotidiano de agricultores familiares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).