ESTRATÉGIA E VANTAGEM COMPETITIVA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Autores/as

  • Raimundo Wellington Araújo Pessoa Banco do Nordeste
  • Leandra Fernandes do Nascimento Universidade Estadual do ceará - UECE.
  • João Adamor Dias Neves Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Geovane Silva Oliveira Filho Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol25n74.30

Resumen

Pouco se discute na literatura nacional sobre a interação entre responsabilidade social empresarial – RSE e suas implicações na gestão estratégica empresarial e na geração de vantagem competitiva, buscando-se investigar a possível integração entre a gestão da RSE com as atividades do core business. Especificamente, pretende-se, neste trabalho, analisar os resultados e possíveis benefícios para as empresas que adotam ações de RSE; verificar a relação entre estratégia empresarial e ações de RSE; e identificar a ligação entre ações de RSE com vantagem competitiva. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva quali-quantitativa, com aplicação de 384 questionários a consumidores escolhidos intencionalmente de uma listagem de empresas cearenses que adotam ações de RSE, e entrevista estruturada com três líderes empresariais locais. Os resultados indicam o papel e a relevância da RSE para organizações, consumidores e comunidade em geral, além da existência de relação entre RSE, intento estratégico e vantagem competitiva.

 

Palavras-chave: responsabilidade social empresarial, gestão estratégica, vantagem competitiva, estratégia empresarial; benefícios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raimundo Wellington Araújo Pessoa, Banco do Nordeste

Mestre em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Ceará - UECE, Pesquisador Junior e Analista de Projetos no Banco do Nordeste do Brasil.

Leandra Fernandes do Nascimento, Universidade Estadual do ceará - UECE.

Tecnóloga em Lazer pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET/CE e Bacharela em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará – UFC, atualmente Pós-graduanda em Educação Inclusiva e Pesquisadora Junior na Universidade Estadual do ceará - UECE

João Adamor Dias Neves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Filosofia, com opção em Psicologia, pela UFMG (1972), graduado em Inglês/Português pela UNI-BH (1974), especialização e mestrado em Administração em Marketing pela UFMG (1977) e doutorado em Administração e Negócios - University of Stirling (1988). Atualmente, é palestrante e professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará.

Geovane Silva Oliveira Filho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bacharel em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Ceará – UECE e Pesquisador Junior

Publicado

2009-10-17

Cómo citar

Pessoa, R. W. A., Nascimento, L. F. do, Neves, J. A. D., & Silva Oliveira Filho, G. (2009). ESTRATÉGIA E VANTAGEM COMPETITIVA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL. Gestão & Regionalidade, 25(74). https://doi.org/10.13037/gr.vol25n74.30