GESTÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO: ABORDAGENS E DISCUSSÕES RECENTES
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4316Resumen
As equipes de alto desempenho são formações típicas das organizações modernas. Apesar de muita informação disponível sobre gestão de pessoas, pouco conhecimento é disseminado sobre práticas efetivas e os impactos do compartilhamento ativo de experiências e conhecimentos que possibilitam um desempenho superior e inovador de determinadas equipes. O objetivo deste estudo é apresentar e a complementariedade de conceitos e práticas de gestão de equipes em diferentes abordagens. A revisão da literatura busca compreender além dos conceitos, a integração entre eles e as características das equipes de alto desempenho desde a sua formação até sua maturidade. As equipes podem ainda apresentar baixo desempenho ao desenvolverem comportamentos disfuncionais, o que aponta para práticas de gestão direcionadas. As discussões recentes sobre o tema, mostram o papel da gestão de equipes diante da exigência por adaptabilidade diante às mudanças organizacionais. Este estudo aponta possibilidades de pesquisas futuras para a inovação na gestão de equipe.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).