FATORES CAUSADORES DE ESTRESSE: UM ESTUDO DESCRITIVO COM OS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES FEDERAIS

Autores/as

  • Patricia Inês da Silva Machado Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Silvio Roberto Stefano PPGADM - Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO
  • Marcos Roberto Kuhl PPGADM - Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO
  • Elaine Aparecida Regiani de Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4414

Resumen

Este estudo teve como foco de pesquisa os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais associados à Assojaf MG e Assojaf PR. O objetivo geral foi identificar os fatores ocupacionais que causam estresse na atividade profissional da referida população. Identificou-se que o fator sobrecarga de trabalho apresentou a média mais elevada em relação aos demais e pode ser indicado como o principal fator relacionado ao estresse ocupacional na população estudada. Com relação ao local de lotação, verificou-se que a sobrecarga de trabalho e o reconhecimento são fatores nos quais existe diferença entre os grupos a partir da lotação. Os resultados indicam a existência de diferença entre os lotados na capital e os lotados no interior, com medias superiores, no caso da sobrecarga de trabalho, para os lotados na capital e com médias superiores, no caso do reconhecimento profissional, para os lotados no interior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Inês da Silva Machado, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestre em Administração (UNICENTRO); Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UNICENTRO); Graduada em Física.

Silvio Roberto Stefano, PPGADM - Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO

Pós-Doutor em Administração pela Univali (2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Projetos de Pesquisa financiados pela Fundação Araucária e CNPq.

Marcos Roberto Kuhl, PPGADM - Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO

Pós-Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2016), Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2012), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Graduação em Ciencias Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1994). Professor pemanente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Elaine Aparecida Regiani de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Engenharia de Produção (UFRGS); Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR); Graduada em Administração.

Publicado

2019-05-17

Cómo citar

Machado, P. I. da S., Stefano, S. R., Kuhl, M. R., & Regiani de Campos, E. A. (2019). FATORES CAUSADORES DE ESTRESSE: UM ESTUDO DESCRITIVO COM OS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES FEDERAIS. Gestão & Regionalidade, 35(103). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4414