A ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS DO COMPLEXO EMPRESARIAL INTEGRADO DE TOBIAS BARRETO/SE

Autores/as

  • Thiago Farias da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Alef Menezes dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Marcos Eduardo Zambanini Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4889

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar as micro e pequenas empresas têxteis no complexo empresarial integrado do Município de Tobias Barreto/SE, visando conhecer as estratégias de inovação e os acordos de cooperação entre estas. Especificamente trata de: apontar as estratégias de inovação adotadas; elencar as atividades compartilhadas e verificar as vantagens competitivas advindas da cooperação para as empresas associadas. Quanto à metodologia, o estudo tem como característica pesquisa exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado tendo 14 proprietários de empresas de micro e pequeno portes. Os resultados apontam para estratégias basicamente de sobrevivência, onde as inovações adotadas se baseiam em diferenciação ou melhorias nos produtos. Existe a cooperação entre empresas baseada, apenas, em interesses pessoais, que as impede de alcançar benefícios maiores e duradouros. Entre as vantagens conquistadas estão, o poder de barganha, a redução de custos, o compartilhamento de informações e o aprendizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Farias da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Sergipe, 2016. Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe, 2017 - 2020.

Alef Menezes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrando em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduacão em Ciência da Computação  (PROCC) pela Universidade Federal de Sergipe.

Marcos Eduardo Zambanini, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Administração pela USCS, 2014. Mestre em Administração pela USCS, 2014. Bacharel em Administração de empresas pela USCS, 2005. Coordenador do curso de bacharel em Administração no complexo educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), 2012 - 2014. Atualmente professor concursado adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Publicado

2019-05-24

Cómo citar

Silva, T. F. da, Santos, A. M. dos, & Zambanini, M. E. (2019). A ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS DO COMPLEXO EMPRESARIAL INTEGRADO DE TOBIAS BARRETO/SE. Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4889