MELHORIAS E CAPACIDADES IDENTIFICADAS NO MODELO DE EXCELÊNCIA GERENCIAL DE EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE

Autores/as

  • Edson Rodrigues De Aro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vergílio Prado Sogabe Universidade Federal de Mato Grosso
  • Igor Silva Vieira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Flavia Freitas Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5036

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar como as práticas de gestão do Programa Quali-MT desenvolvem melhorias em rotinas e processos e geram capacidades que alavancam o desempenho organizacional a partir da percepção dos gestores. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utilizou o processo de análise de conteúdo em duas empresas de Mato Grosso. A entrevista seguiu um roteiro semiestruturado, registrada e transcrita com auxílio de um gravador em um processo de categorização para o tratamento e interpretação dos dados. Como resultado, foram identificados, o aprimoramento dos processos, produtos e serviços, integração de pessoas e equipes, adequação do planejamento estratégico e de indicadores, aplicação de ferramentas de qualidade e as capacidades de liderança, de organização interna, de absorção e de aprendizagem e de identificação das necessidades dos clientes internos e externos. Essas melhorias e capacidades desenvolvidas são estratégicas que contribuem no desempenho organizacional destas empresas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Rodrigues De Aro, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2017), possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1991) e graduação em Administração pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1994). Pós-Graduação em Gestão da Produção pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (2003), Pós em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Integrada de Sorriso (2008) e Mestre em Engenharia da Produção pela UFSCAR (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Orçamentária, Produção, atuando principalmente nos seguintes temas na área de Administração: administração geral, finanças, produção, capacidades dinâmicas, Inovação e Inovação Aberta. Professor com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Vergílio Prado Sogabe, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Atualmente é doutorando ppga - adm da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor assistente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, desempenho, intermodalidade, eficiência e logística.

Publicado

2019-05-24

Cómo citar

De Aro, E. R., Sogabe, V. P., Vieira, I. S., & Freitas, A. F. (2019). MELHORIAS E CAPACIDADES IDENTIFICADAS NO MODELO DE EXCELÊNCIA GERENCIAL DE EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE. Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5036