DESAFIOS E OBSTÁCULOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE COM BASE NA VISÃO DOS PRINCIPAIS PLAYERS

Autores

  • Guilherme de Oliveira Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fabio Vieira Pereira Cendão Peixoto Faria, Cendão & Maia Advogados

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5190

Palavras-chave:

Ecossistema, Startups, Empreendedorismo, Rio de Janeiro, Inovação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os desafios e obstáculos para a consolidação de um Ecossistema de Empreendedorismo no Rio de Janeiro. Para tanto, em primeiro lugar foi feita uma revisão bibliográfica sobre Ecossistemas de Empreendedorismo, bem como uma contextualização do cenário atual com base em dados secundários. Em seguida, foram realizadas entrevistas – por e-mail – com diferentes atores que compõem o Ecossistema de Empreendedorismo do Rio de Janeiro. As respostas foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo, a partir das categorias definidas. Os resultados apontam que o Ecossistema de Empreendedorismo do Rio de Janeiro ainda é pouco desenvolvido, apesar de ter grande potencial de crescimento. Os principais obstáculos e desafios identificados são: o excesso de burocracia; a reduzida disponibilidade de capital; a falta de articulação entre os atores; a realização periódica de eventos para empreendedores e a criação de espaços compartilhados; e um maior estímulo a investimentos de impacto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme de Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), Bolsista CNPq, e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Economia de Inovação do IE/UFRJ. Palácio Universitário da UFRJ - Avenida Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro. (21) 3938-5237. guilhermedeoliveirasantos.gos@gmail.com.

Fabio Vieira Pereira Cendão Peixoto, Faria, Cendão & Maia Advogados

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-graduado em Direito Privado pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), LL. M. em Direito Corporativo pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), e Sócio do Escritório Faria, Cendão & Maia Advogados. Avenida Rio Branco, 45 - Salas 1310/1311 - Centro - Rio de Janeiro. (21) 2263-8905. fabiocendao@fcmlaw.com.br.

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Santos, G. de O., & Peixoto, F. V. P. C. (2019). DESAFIOS E OBSTÁCULOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE COM BASE NA VISÃO DOS PRINCIPAIS PLAYERS. Gestão & Regionalidade, 35(105). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5190

Edição

Seção

Edição Especial – Gestão & Inovação na América Latina