O USO DE TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIA NA CONSTRUÇÃO DE CIDADES MAIS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Paola Pol Saraiva Curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade IDEAU
  • Inara Pagnussat Camara Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa
  • Lauro André Ribeiro Professor do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridonal (IMED)
  • Thaísa Leal da Silva Professora do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridonal (IMED)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5292

Palavras-chave:

Cidades inteligentes, Desenvolvimento sustentável, Gestão das cidades, Tecnologias de informação e comunicação

Resumo

Nas últimas décadas, é possível verificar uma intensa migração da população mundial de áreas rurais para urbanas, gerando congregações de pessoas e diversas dificuldades relacionadas à gestão das cidades. Assim, os grandes centros urbanos apresentam inúmeros problemas relativos à gestão de resíduos e energia, escassez de recursos, poluição do ar, problemas de saúde humana e congestionamentos. Para mitigar estes problemas, uma alternativa é o desenvolvimento e utilização de tecnologias com foco na sustentabilidade. Assim, o presente artigo tem por objetivo identificar e analisar estratégias que contribuam para que as cidades tornem-se inteligentes através da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), visando uma melhoria na sustentabilidade. Os resultados demonstram que a implantação de tecnologias nas cidades pode contribuir com questões relacionadas ao monitoramento e gerenciamento de serviços e infraestruturas, facilitando a gestão das cidades e garantindo o aumento da qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Pol Saraiva, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade IDEAU

Arquiteta e Urbanista (UPF), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ- IMED).Docente em Arquitetura e Urbanismo (IDEAU)

Inara Pagnussat Camara, Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa

Arquiteta e Urbanista (UPF), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (IMED) e Doutoranda em Urbanismo, Universidade de Lisboa/Portugal.Docente em Arquitetura e Urbanismo (UNOESC).

Lauro André Ribeiro, Professor do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridonal (IMED)

Bacharel e Mestre em Administração (UFRGS),
Doutor em Sistemas Sustentáveis de Energia, Universidade de Coimbra/Portugal.Docente do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridonal (IMED)

Thaísa Leal da Silva, Professora do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridonal (IMED)

Bacharel em Ciência da Computação (UFPEL), Mestre em Microeletrônica (UFRGS) e Doutora em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Universidade de Coimbra/Portugal.Docente do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridonal (IMED)

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Saraiva, P. P., Camara, I. P., Ribeiro, L. A., & Silva, T. L. da. (2019). O USO DE TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIA NA CONSTRUÇÃO DE CIDADES MAIS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS. Gestão & Regionalidade, 35(105). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5292

Edição

Seção

Edição Especial – Gestão & Inovação na América Latina