RELAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: TERMOS E TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL

Autores

  • Renato Neder Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
  • Olivan da Silva Rabêlo Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
  • Denner Passos Honda Tsu-City College.
  • Paulo Augusto Ramalho de Souza Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5304

Resumo

A evolução do conhecimento nas áreas de inovação e sustentabilidade surge de um processo dinâmico de consolidação de conceitos e teorias em pesquisas acadêmicas em todo mundo. Neste contexto o presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica de artigos relacionados com inovação e sustentabilidade, por meio das análises de redes semânticas. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, exploratória, bibliométrica, longitudinal, adotando as análises de redes semânticas para, através da métrica betweenness centrality estabelecer padrões e tendências de documentos científicos completos. A base utilizada se constitui de 1054 artigos completos da base de dados Web of Science. Os resultados indicam possíveis contribuições da pesquisa em duas principais vertentes. A primeira é teórica, onde os resultados da pesquisa auxiliam a exploração da área estudada ao longo do tempo. A segunda vertente é prática, uma vez que a metodologia utilizada pode ser um importante instrumento para compreender uma área cientifica extensa e complexa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Neder, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

É doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, Campus Cuiabá, Brasil.

Olivan da Silva Rabêlo, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). É doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernanbuco-UFPE, professor nos cursos de graduação em Administração, Administração Pública e Especializações/Pós-graduação da FACC.

Denner Passos Honda, Tsu-City College.

Graduado (bacharel) em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e possui graduação (Associate degree) em administração pela Tsu-City College (Japão, 2012). Foi escolhido como aluno representante na graduação em 2012;(http://www.tsu-cc.ac.jp/daigakugaiyo/201203graduation/201203graduation.html)

Paulo Augusto Ramalho de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Economia e Gestão (EEG) Universidade do Minho (UMINHO) Portugal. Mestrado e Graduação em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como docente nos cursos de graduação em Administração, Administração Pública e Especializações/Pós-graduação da FACC.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Neder, R., Rabêlo, O. da S., Honda, D. P., & de Souza, P. A. R. (2019). RELAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: TERMOS E TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL. Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5304