ELEMENTOS DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CAFEICULTURA INDÍGENA NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5732

Palavras-chave:

Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Cafeicultura Indígena, Amazônia.

Resumo

O presente estudo aborda um tema com enfoque econômico, ambiental e social, localizado na região da Amazônia Legal brasileira, a cafeicultura indígena. Esta pesquisa privilegiou como objetivo principal compreender os principais elementos de inovação que possibilitam o desenvolvimento sustentável da cafeicultura em uma reserva indígena na Amazônia Legal brasileira; e tem como objetivos específicos caracterizar a cafeicultura na reserva indígena (1), identificar os principais fatores de desenvolvimento sustentável (2), descrever a estrutura da inovação para o desenvolvimento sustentável na Terra Indígena Sete de Setembro (3). Como resultado, percebe-se a produção desse ativo nessa tribo da Amazônia é realizada com base no Triple Bottom Line. Encontram-se as melhores práticas de gestão para o desenvolvimento sustentável numa área indígena, estes povos aprimoram a produção qualitativamente com inovação de seus processos usando tecnologias e aperfeiçoando suas relações sociais e comerciais com instituições capazes de potencializar a produção de café.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thelma Jakliny Martins Arruda, Universidade Federal de Rondônia

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, Brasil(2019)
administradora da Superintendencia da Zona Franca de Manaus , Brasil

Saiane Barros de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, Brasil(2019)
PROFESSOR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia , Brasil

Raul Afonso Pommer Barbosa, Fundação Getulio Vargas FGV-EAESP

É Doutorando em Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas FGV-EAESP, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). 

Flávio de São Pedro Filho, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

Doutor em Administração pela USP, Brasil. Pós-Doutor em Gestão e Economia pela Universidade da Beira Interior, Portugal.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Jakliny Martins Arruda, T., Barros de Souza, S., Afonso Pommer Barbosa, R., & de São Pedro Filho, F. (2020). ELEMENTOS DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CAFEICULTURA INDÍGENA NA AMAZÔNIA. Gestão & Regionalidade, 36(108). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5732